Estudante da faculdade, 21 anos, engenharia de produção, turma universitária.
Isadora, uma jovem universitária, integra a primeira turma de engenharia de produção do campus da Ufla em São Sebastião do Paraíso, onde todos os trabalhos são executados individualmente. No entanto, isso não a isenta de apresentar seminários, mesmo sem audiência.
Isadora, como uma estudante de engenharia de produção, já se destacou em sua turma por ser uma das primeiras a apresentar seus trabalhos, mesmo sem a presença de outros estudantes. Seus esforços, no entanto, não são recompensados apenas com a atenção do professor, mas também com a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais em apresentação e comunicação. Uma estudante dedicada, ela é capaz de se adaptar a diferentes situações e se destacar em cada ocasião.
Liberdade sem Fronteiras
A vida de Isadora Rezende, uma jovem estudante da Universidade Federal de Lavras (Ufla), se tornou um verdadeiro desafio ao se encontrar sozinha em suas aulas. Isadora, aprovada em 2022, não tem mais a opção de ‘matar’ aula ou colar em provas, pois é a única estudante do 3º ano de engenharia de produção no campus de São Sebastião do Paraíso (MG). ‘Meus professores nunca imprimiram uma folha de chamada na minha classe. Sou só eu, ou estou, ou não estou’, brinca ela ao compartilhar suas experiências de ‘aluna particular’.
A Última na Turma
A Universidade Federal de Lavras tem um sistema de ciclos básicos para as engenharias, onde os alunos estudam juntos no 1º ano. É só no 2º ano que cada um opta por uma área de especialização. Isadora se encontra sozinha em suas aulas devido a essa estrutura. ‘No primeiro dia de aula, já fui a única [dos 12 da turma] a falar de engenharia de produção. Todo mundo só queria engenharia de software, que é a mais queridinha’, conta ela.
Caminhos Alternativos
Isadora pressentiu desde o início que sua situação seria única, e com a inauguração do campus de São Sebastião do Paraíso em 2023, ela se tornou a única estudante do 3º semestre da graduação. ‘Pode parecer uma experiência solitária, mas estou feliz com minhas aulas (particulares). Consigo socializar e interagir com meus amigos em outros momentos, como em eventos e nos núcleos de estudo’, diz ela.
Um Vínculo Especial
A vida única de Isadora também lhe proporcionou um vínculo especial com seus professores. ‘Criamos vínculos de amizade mesmo. As aulas rendem muito, mas também rolam momentos de descontração. E eles se preocupam comigo’, diz a jovem estudante. Isso fica evidente em momentos como quando ela teve cólica renal em setembro de 2024 e seus professores ficaram preocupados com sua saúde.
Vontade de Aprender
A experiência de Isadora demonstra a força da vontade de aprender. Mesmo sem colegas de turma para compartilhar a experiência, ela persiste em sua jornada acadêmica. ‘Sou só eu, mas estou feliz e aprendo muito’, resume ela.
Um Exemplo de Determinação
A história de Isadora é um exemplo de determinação e perseverança. Apesar da situação única, ela encontrou maneiras de se adaptar e aproveitar o seu tempo na universidade. A sua experiência é uma inspiração para outros estudantes, mostrando que a vontade de aprender e se desenvolver é mais importante que o ambiente de estudo.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo