Comvest aplica provas da segunda fase do Vestibular Unicamp em segunda-feira, com questões da área de física para estudantes que estão concorrendo por vagas, com conhecimento em áreas específicas, entre opções de propostas, para candidatos.
Moradora de Florianópolis (SC), a estudante Maria Antônia Córdova, de 18 anos, estava animada por realizar seu sonho de cursar física na Unicamp, localizada em Campinas (SP), a cerca de 600 quilômetros.
Ao eleger unir-se à Unicamp, ela pretende se tornar uma cientista na área da física. ‘Eu gostei muito da proposta de curso que a Unicamp tem, principalmente para a minha área (física).
É sabido que a Unicamp, conhecida como a Universidade Estadual de Campinas, oferece uma trajetória acadêmica de excelência. A escolha por essa instituição acadêmica a aproximou mais do sonho de se tornar uma pesquisadora em física.
Unicamp: Onde a Pesquisa e a Parceria com Universidades no Exterior São Fatores de Sucesso
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se destaca por sua intensa pesquisa e extensa parceria com instituições no exterior, além de oferecer excelentes oportunidades para mestrado e doutorado, conforme afirmou em entrevista ao g1. Esse cenário atraente levou uma estudante de Florianópolis a se encaminhar para Campinas para realizar o vestibular, optando por fazer a prova na Unicamp.
Em Florianópolis, a abordagem do vestibular é diferente, o que levou a estudante a decidir realizar a prova na Unicamp. Com a companhia da mãe, Maria Cristina Córdova, ela viajou de avião de Florianópolis para São Paulo e, posteriormente, de ônibus de São Paulo para Campinas, percorrendo cerca de 2,2 mil quilômetros nas duas partes da viagem.
‘Minha mãe decidiu vir comigo para me apoiar tanto na primeira quanto na segunda fase’, contou Maria Eduarda, ressaltando a importância da presença da mãe durante o processo.
A estudante realizava o cursinho pré-vestibular à noite enquanto cursava o último ano do ensino médio em Florianópolis. Apesar de estar bem preparada, Maria Eduarda não escondeu sua ansiedade, expressando que estava ‘bem ansiosa, mas quando eu chegar lá vai acalmar um pouco’.
Um total de seis capitais fora do Estado de São Paulo receberam as provas do Vestibular Unicamp, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Segunda Fase do Vestibular Unicamp: Preparação e Expectativa
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicará as provas da segunda fase do Vestibular 2025 nos dias 1º e 2 de dezembro. Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. As provas ocorrerão em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas em cada dia. A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, que devem ser consultados individualmente pelos candidatos pela internet.
Formato das Provas da Segunda Fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, sendo que cada item dentro da questão vale dois pontos. As questões são dissertativas e seguem a distribuição da seguinte maneira:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
* Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
* Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
* Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
* Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas;
* Quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
* Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
* Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo