O comitê interministerial será presidido pela Casa Civil e reunirá sete ministérios para uniformizar a estratégia federal de digitalização, tecnologias digitais e transformação digital, fortalecendo a democracia e a participação social.
Numa medida para acelerar a transformação digital da administração pública, o Governo federal decidiu criar um comitê que irá uniformizar e orientar a modernização dos órgãos e serviços do Executivo, em especial da Presidência da República. Este novo comitê interministerial, que foi criado na última quinta-feira (12), tem como objetivo principal uniformizar e orientar a transformação digital.
O comitê interministerial, criado pela Presidência da República, visa uniformizar e orientar a transformação digital e a modernização dos órgãos e serviços do Executivo. Dentro dessa estrutura, ele irá trabalhar de forma conjunta com outros setores do governo, especialmente com o Executivo, para modernizar os serviços da Presidência. Com este novo comitê, o Governo abre caminho para uma verdadeira revolução na área, com o objetivo de modernizar a estrutura pública.
Governo lança comitê para a transformação digital
O Governo da República, em sua missão de modernizar a prestação de serviços públicos, anunciou a criação de um comitê interministerial para assessorar a Presidência na estratégia de Governo Digital. Este órgão consultivo, presidido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, terá como principal objetivo aperfeiçoar os serviços públicos por meio das tecnologias digitais. Com a presença de outros sete ministros, o comitê reforça o compromisso do Governo com a transformação digital, priorizando a melhoria da qualidade e da acessibilidade desses serviços para o cidadão.
O comitê interministerial surgirá como uma extensão da Estratégia Federal de Governo Digital, implementada em setembro com validade até 2027. A proposta visa orientar a transformação do Governo Federal, aproveitando as tecnologias digitais para ofrecer serviços públicos e políticas mais simples, acessíveis e de qualidade. Até 1 de outubro, o Governo já contabilizava 25 órgãos federais que haviam criado seus planos de transformação digital, incluindo autarquias, agências, ministérios e os comandos das Forças Armadas.
Entre as atribuições do novo comitê, estão assinalar ao Presidente da República diretrizes, propostas e prioridades para os programas relacionados à transformação digital; informar o chefe de Estado sobre o acompanhamento das ações de governo para o tema; revisar ações em curso para a implementação da estratégia digital; e estabelecer a orientação do Governo nos assuntos e atividades relacionadas à transformação digital.
Os objetivos desta estratégia digital incluem ampliar o acesso a serviços públicos; promover os direitos do cidadão; fortalecer a democracia e a participação social; garantir o desenvolvimento socioeconômico soberano, sustentável e inclusivo, com inovação e aumento da competitividade, da autonomia produtiva e tecnológica e dos níveis de emprego e de renda no País.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo