MEC reuniu líderes comunitários, acadêmicos e representantes de povos originários para discutir a implementação de uma universidade necessária.
O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos (Secadi), realizou uma reunião, no dia 15 de agosto, com estudantes, docentes e representantes indígenas para debater a concepção e a execução de uma Universidade Indígena.
A proposta de estabelecer uma Instituição de Ensino Indígena visa fortalecer o Ensino Superior Indígena e promover a valorização da Educação Indígena. A criação da Universidade Indígena representa um marco importante para a comunidade, possibilitando o acesso a um ensino superior mais alinhado com suas tradições e realidades.
Implementação da Universidade Indígena: Avanços e Desafios
Neste 11o seminário da série de encontros promovidos pelo Ministério, discutiu-se a importância da implementação de uma Universidade Indígena que atenda verdadeiramente às necessidades dos povos originários. O evento, sediado em São Luís (MA), reuniu representantes de diversos povos indígenas, como Guajajara, Krikati, Gavião e Kanela.
Diálogo sobre Ensino Superior Indígena
Além dos povos indígenas, o seminário contou com a participação de representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Este encontro faz parte de um ciclo de diálogos que percorrerá 13 estados brasileiros ao longo de aproximadamente dois meses, consultando os povos indígenas.
Fortalecimento da Educação Indígena
Segundo a Funai, o Brasil abriga atualmente 305 povos indígenas, sendo a inclusão da educação indígena nas políticas públicas uma demanda histórica dos povos originários. A criação de universidades indígenas e outras instituições de Ensino Superior Indígena é uma reivindicação antiga, apresentada nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (Coneei) I e II, realizadas em 2009 e 2018.
Próximos Passos para a Universidade Indígena
Os seminários realizados em diversas cidades, como Salvador (BA), Campo Grande (MT), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Tabatinga (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT), são etapas importantes nesse processo. A próxima reunião está agendada para Belém (PA), com representantes do Pará e do Amapá, em busca de avanços na criação da Universidade Indígena.
Compromisso com os Povos Originários
A criação de universidades indígenas proporcionaria aos povos originários autonomia na gestão e recursos para participação ativa em todas as fases do projeto. Essas instituições priorizariam a presença indígena em seus quadros, fortalecendo a educação escolar indígena em todas as esferas governamentais. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Fonte: © MEC GOV.br
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