Empresas como Emergent Biosolutions, GeoVax e Siga Techologies buscam desenvolver produtos contra novas variantes da doença, após surto de mpox, com vacinas emergenciais, segundo a Organização Mundial da Saúde.
À medida que a varíola símia continua a se espalhar, as empresas de biotecnologia estão trabalhando arduamente para desenvolver vacinas eficazes contra as novas cepas do vírus mpox. A corrida contra o tempo é semelhante à que ocorreu durante a pandemia da covid-19, quando a vacina foi fundamental para controlar a disseminação da doença.
A imunização em massa é fundamental para prevenir a propagação da varíola símia, e as empresas de biotecnologia estão fazendo todo o possível para produzir vacinas em larga escala. A vacinação em massa é a chave para proteger a população e evitar que a doença se espalhe ainda mais. Com a vacina certa, podemos controlar a varíola símia e evitar que ela se torne uma ameaça global. A prevenção é a melhor defesa.
Empresas de Vacina contra Mpox
A recente preocupação com a doença infecciosa Mpox levou a um aumento na valorização das ações de empresas que desenvolvem vacinas contra essa doença. Entre essas empresas, estão a Emergent Biosolutions (EMB), a GeoVax (GOVX; Nasdaq) e a Siga Techologies (SIGA; Nasdaq), além da dinamarquesa Bavarian Nordic (BAVA; Copenhague). A valorização das ações dessas empresas chegou a 251% nos últimos seis meses, caso da Emergent.
No dia 29 de agosto, a Vacina contra varíola da Emergent BioSolutions recebeu aprovação da agência reguladora dos EUA para indicação de uso preventivo contra a Mpox em indivíduos determinados como de alto risco para infecção. Essa Vacina foi aprovada em 2007 e é um exemplo de como a imunização pode ser eficaz na prevenção de doenças infecciosas.
Já a Bavarian Nordic anunciou que obteve a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso de sua Vacina IMVANEX (MVA-BN). Essa é a primeira Vacina mpox a ser adicionada à lista de pré-qualificação da OMS. A MVA-BN é indicada para imunização contra varíola, mpox e infecções e doenças relacionadas ao vírus em adultos com 18 anos de idade ou mais.
Recomendações da OMS
De acordo com as recomendações da OMS, o MVA-BN pode ser usado ‘off-label’ em bebês, crianças e adolescentes, e em pessoas grávidas e imunocomprometidas em cenários de surto onde os benefícios da vacinação superam os riscos. A pré-qualificação é um requisito para governos e organizações, como UNICEF e outras, adquirirem e distribuírem Vacinas em países africanos.
A intenção da OMS era avaliar Vacinas para uma listagem de uso emergencial, mas a agência avaliou que a MVA-BN atende aos critérios para uma pré-qualificação completa. No início da semana, a Vacina também recebeu um consentimento provisório da Nova Zelândia, e uma aprovação total no México.
Desenvolvimento de Vacinas
A Bavarian Nordic já havia usado sua Vacina no surto de mpox de 2022-2023, que levou a mais de 95 mil casos em 115 países, enquanto a GeoVax ainda desenvolve a sua Vacina. A empresa também desenvolve Vacinas contra o câncer e o HIV.
A doença infecciosa, originada no centro e oeste da África, fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, no mês passado, nova emergência de saúde pública internacional. Já são mais de 100 mil casos confirmados em mais de 120 países, que provocaram 220 mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, os casos já passam de mil.
O vírus mpox é da mesma família do vírus que causou a varíola, erradicada em 1980. A variante b, recentemente identificada, é mais transmissível e levou a um aumento nos casos, particularmente na África Central.
Riscos e Oportunidades
A valorização acumulada pode parecer atrativa, mas o comportamento dos papéis é errático. Ambas são empresas de menor capitalização. Ou seja, eventuais problemas logísticos ou de fabricação dos produtos, além de demora relacionadas a autorizações de agências reguladoras, podem fazer a ação perder 10% em um dia, ou vice versa.
Henrique Vasconcelos, analista internacional da casa de análises Nord, aponta que é importante analisar as finanças das empresas quando elas não são acompanhadas por analistas. Por exemplo, enquanto a GeoVax vem registrando prejuízos, ele aponta que a Bavarian Nordic vem crescendo nos últimos anos e começando a mostrar sinais de estabilidade. A vacinação em massa é uma estratégia importante para controlar a propagação da doença, e as empresas que desenvolvem Vacinas estão em uma posição privilegiada para aproveitar essa oportunidade.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo