Cinco aeronaves desceram em Viracopos, na zona sul da capital, e uma em Cumbica, em condições climáticas adversas de ventos e rajadas de ventania.
Na segunda-feira, 16, ventos fortes com mais de 60 km/h sopraram sobre São Paulo, afetando o fluxo de voos no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital.
Essas rajadas de vento, que chegaram a atingir 60 km/h, foram registradas na tarde daquele dia e forçaram os pilotos a alterar o curso dos voos com destino ao aeroporto, que acabaram pousando em outras localidades do Estado, em vez de seguir seu trajeto original. Além disso, as condições climáticas adversas na ocasião prejudicaram a ventania e as pessoas estavam preocupadas com o despertar de outros problemas, enquanto isso os meteorologistas estavam observando o cenário, tentando entender o que estava acontecendo.
Operações Aéreas Suspensas em Consequência da Ventania
Devido às mudanças nas rotinas de operações, um voo da companhia aérea Azul, com destino à capital federal, teve de ser cancelado. Conforme a concessionária Aena, responsável pelo gerenciamento do aeroporto, cinco voos que deveriam pousar em Congonhas precisaram ser reencaminhados para Viracopos, em Campinas, e um para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, no início da tarde. A empresa declara que a decisão foi tomada pelas tripulações dos voos.
A Azul assegurou, já no início da noite, que o aeroporto está funcionando dentro das normas. ‘O Aeroporto de Congonhas opera normalmente nesta segunda-feira, estando aberto para pousos e decolagens. Devido aos ventos registrados no início da tarde, e por decisão das tripulações, cinco voos que pousariam no Aeroporto de Congonhas foram reencaminhados para Viracopos e um para Guarulhos’, informou a Aena. Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura da capital indicam que as rajadas de ventos na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, chegaram a 61 km/h.
A ventania foi provocada por uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, registrada próximo à costa. Em nota, a Azul confirmou que as condições climáticas comprometeram as operações da companhia. Um voo precisou ser reencaminhado e outro cancelado, segundo a empresa. ‘A Azul informa que, devido às condições climáticas adversas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o voo AD5022 (Brasília-Congonhas) precisou reencaminhar-se para Campinas (SP). Como consequência, o voo AD4524 (Congonhas-Brasília) precisou ser cancelado’, informou a companhia. A Azul afirma que os clientes afetados estão recebendo assistência e serão reencaminhados em outros voos. A Gol também informou que três voos da companhia que tinham o aeroporto como destino, reencaminharam-se para Viracopos, em Campinas, por conta das condições climáticas adversas. A Latam também foi procurada, mas não deu retorno até a publicação deste texto.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo