Mais de 21 mil candidatos concorrem a 4 mil vagas na universidade. Provas acontecem em seis cidades – locais de provas. O acesso ao Portal do Candidato é universal e gratuita.
Com o vestibular, instituições de ensino superior garantem a continuidade da formação acadêmica de seus futuros graduandos. Neste contexto, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza o concurso vestibular. É um processo de seleção que avalia as habilidades dos candidatos para ingressar nas turmas da instituição.
A UFRGS está prestes a realizar o concurso vestibular 2025 no próximo sábado (30) e domingo (1º). Neste período, 21.684 candidatos concorrem a 4.023 vagas. O vestibular é uma oportunidade crucial para os estudantes, que buscam garantir a sua vaga na universidade. Além disso, é fundamental conhecer a estrutura do concurso de forma a se preparar satisfatoriamente. Com a competição intensa, os candidatos estão preparados para enfrentar o desafio de se destacar no concurso.
Confira tudo que você precisa saber sobre o vestibular de final de semana de provas
Para descobrir onde as provas vestibulares ocorrerão, é necessário consultar os locais de prova no Portal do Candidato, onde os participantes podem fazer a consulta individual do local de prova. Já o endereço dos locais de prova pode ser confirmado no site da Coperse. O vestibular ocorrerá em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí.
O número de candidatos inscritos na modalidade de acesso universal é de 14.235, enquanto 7.449 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas) do vestibular.
O horário de início das provas vestibulares é às 13h30, e os portões serão fechados pontualmente às 14h. Após esse horário, não será permitido o ingresso nos locais de prova, diz a universidade. No dia 30 de novembro, os candidatos que indicaram na inscrição a condição de sabatista – guardador do sábado por convicção religiosa – devem ingressar no local de prova até o horário estabelecido para todos os participantes e aguardar em isolamento até o horário adaptado para a realização das provas, às 19h, não sendo permitido, durante esse período de espera, fazer consulta, comunicação ou manifestação. No dia 1º de dezembro, esses candidatos realizam as provas no mesmo horário dos demais vestibulandos.
A duração das provas vestibulares é de 5h30, nos dois dias. A ordem das provas vestibulares é a seguinte: dia 30 – provas de Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática; dia 1º – Biologia, Física, Língua Estrangeira, Química e Redação. Nesta edição, a prova de redação foi alterada para o segundo dia.
A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) reforça que os candidatos poderão sair do local de provas com o caderno de questões depois de transcorridas duas horas de aplicação.
O que levar para o vestibular? Os candidatos precisam levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e o documento de identificação (o mesmo utilizado na inscrição). De acordo com a universidade, também serão aceitos documentos no formato digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais ou no Gov.br e tenham foto, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, o RG digital, o e-Título, a CNH digital. Não serão permitidos prints ou fotos. A carteira de trabalho digital também não é aceita, por não configurar como documento de identificação.
Os inscritos também podem levar água e alimentação, em embalagem transparente, sem rótulo.
O que não é permitido? Consultas de qualquer natureza durante a realização das provas não serão toleradas. Além disso, não é permitido o uso ou manter consigo o celular, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos. O uso de bonés ou chapéus também não será aceito. Uma embalagem plástica será fornecida para os vestibulandos guardarem objetos diferentes dos permitidos.
Candidatos por cidade de origem:
* A cidade de Porto Alegre contará com 3.107 inscritos na modalidade de acesso universal e 1.534 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
* A cidade de Bento Gonçalves contará com 1.213 inscritos na modalidade de acesso universal e 541 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
* A cidade de Canoas contará com 1.433 inscritos na modalidade de acesso universal e 636 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
* A cidade de Gravataí contará com 1.134 inscritos na modalidade de acesso universal e 512 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
* A cidade de Novo Hamburgo contará com 1.123 inscritos na modalidade de acesso universal e 503 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
* A cidade de Tramandaí contará com 1.051 inscritos na modalidade de acesso universal e 451 candidatos concorrem pela concorrência nas modalidades de ações afirmativas (cotas).
Confira tudo que você precisa saber sobre o vestibular de final de semana de provas
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo