Candidatos concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos, incluindo de saúde, tecnologia e artes, com provas de habilidades específicas.
O Vestibular da Unicamp está em sua segunda fase, com as provas de habilidades específicas sendo realizadas nesta segunda-feira (2). Esse é um momento importante para os candidatos, que estão se aproximando do seu objetivo final. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é a responsável por garantir o processo se desenvolva de forma justa e transparente.
Com o vestibular se aproximando, os candidatos estão prestes a enfrentar uma prova que avaliará suas habilidades específicas. A 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp está em sua segunda etapa, iniciando com as provas de habilidades específicas. Essas provas são uma oportunidade para os candidatos demonstrarem suas habilidades em áreas específicas, como saúde, tecnologia e artes. A competição está se tornando cada vez mais acirrada, e os candidatos precisam se preparar para a _realidade_ de que a competição pelo seu lugar na universidade está crescendo a cada ano.
Confira as orientações para a prova do Vestibular 2024 da Unicamp
No último domingo (30), os candidatos ao Vestibular 2024 da Unicamp fizeram as provas comuns, que incluem redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. As provas ocorreram em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas. A orientação era chegar às 8h aos locais de aplicação, indicados pela internet. Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação.
O que pode ou não levar Os candidatos deverão levar: 1. Documento de identidade original (o mesmo usado na inscrição); 2. Caneta preta (em material transparente); 3. Lápis preto; 4. Borracha; 5. Garrafa de água; 6. Também é permitido levar sucos, chocolates e alimentos leves. Será permitido o uso de régua transparente e compasso, mas é vedada a utilização de: 1. Aparelhos celulares; 2. Relógios de qualquer tipo; 3. Quaisquer outros equipamentos eletrônicos; 4. Corretivo líquido; 5. Lapiseira; 6. Caneta marca texto; 7. Bandana/lenço; 8. Boné; 9. Chapéu; 10. Outros materiais estranhos à prova.
Segunda fase As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas.
SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos: Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes; Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões. Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões. Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Vestibular 2025: entenda por que começar pela redação é uma boa estratégia e como se preparar De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
Cidades A segunda fase será realizada nas seguintes cidades: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba.
Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo