Ter um viral auxilia negócios a ganhar público novo e ser reconhecidos rapidamente. É importante agir com rapidez para prolongar os efeitos positivos, utilizando redes sociais, live commerce, call-to-action e ferramentas de captação de leads e analíticas.
A ampliação das vendas em uma empresa pode ser influenciada por diversas estratégias, incluindo a presença nas redes sociais. Uma das formas de alcançar esse objetivo é incrementar a visibilidade da empresa, o que pode levar a um aumento significativo no número de clientes.
Um dos principais motivos para as empresas redessem suas estratégias em termos de vendas é a capacidade de aumentar seu alcance em diferentes segmentos, garantindo assim um crescimento positivo no negócio. A presença nas redes sociais também pode contribuir para o aumento do reconhecimento da empresa, proporcionando assim um importante incremento nas suas vendas.
Transformando o Viral em Vendas
A visibilidade pode se tornar um problema se a empresa não estiver preparada para atender a uma demanda mais alta, destacando o aumento das vendas. ‘Esse momento viral pode sobrecarregar a organização se ela não for capaz de atender uma demanda mais alta, gerando falta de estoque e atraso na entrega’, afirma a professora Mariana Cammarano, docente da área de Marketing do Senac São Paulo.
Para prolongar os efeitos positivos, é importante agir com rapidez. Veja algumas maneiras de transformar o sucesso de um viral em vendas e fortalecimento de marca:
1. Contato com a Rede Social
Um público novo chega e precisa de um contato, lembra a professora. ‘É importante responder comentários e criar enquetes para conhecê-los. Outra tática é realizar live commerces, aproveitando a oportunidade de captação de leads’, diz Cammarano. Nos vídeos, o empreendedor pode conversar com os clientes e chamá-los para acessar o site de compras — o chamado call to action, que significa pedir para que o internauta realize alguma ação, sugere Anderson Barbosa, consultor de negócios do Sebrae-SP.
2. Oferta de Promoções
Oferecer condições interessantes farão os seguidores se tornarem consumidores, diz Barbosa. ‘O internauta gosta quando tem acesso a benefícios exclusivos. Por exemplo, a empresa oferecer cupons de desconto aos 100 primeiros usuários que acessarem o site’ afirma. ‘Se o empreendedor oferecer um produto exclusivo, com uma entrega rápida, até mesmo no dia, dificilmente o cliente recusará. Todo mundo quer exclusividade’, concorda Alexandre Marquesi, professor de marketing digital e inovação da ESPM.
3. Captação de Leads e Ferramentas Analíticas
Coletar os contatos dos novos seguidores é muito importante para oferecer ações de marketing mais direcionadas, afirma Marquesi. ‘É importante ter pelo menos um contato desses clientes. A marca pode criar um sorteio para que ele se cadastre, por exemplo’. Cammarano concorda com a tática: ‘Se o empreendedor trabalhar com algum tipo de negócio em que é possível desenvolver um ebook, ele pode disponibilizar um material que faça sentido para o público. Peça apenas que a pessoa deixe o e-mail na hora de baixar o conteúdo e, a partir disso, é possível criar listas’. Além disso, utilizar ferramentas analíticas para conhecer quem está interagindo com seu conteúdo é uma das estratégias de criar conteúdos mais assertivos para fortalecer a relação com os seguidores, diz Renan Vieira, diretor-presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).
4. Conhecendo os Seguidores e Aumento do Comércio
Identifique interesses, comportamentos de consumo e tendências para criar campanhas que falem diretamente com essas pessoas, afirma Vieira. ‘Um controle inadequado da gestão administrativa pode prejudicar muito a experiência do cliente e gera críticas’, alerta Cammarano, afirmando que a transformação do viral em vendas e fortalecimento de marca depende de uma gestão eficiente do estoque e da entrega. O aumento das vendas e o crescimento do negócio dependem de uma combinação de estratégias, incluindo o uso da rede social, oferecimento de promoções, captação de leads, conhecimento dos seguidores e gestão eficiente.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo