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A Volkswagen mudou para parcerias com investidores e fabricantes de veículos elétricos para reduzir custos e impulsionar a eletrificação.
As ações da Volkswagen estavam em queda nesta quarta-feira (26), devido às preocupações dos investidores com o custo e as incertezas de uma joint venture com a empresa norte-americana Rivian, que visa fortalecer a posição do maior fabricante de automóveis da Europa no segmento de veículos elétricos. O grupo alemão anunciou na terça-feira (25) que irá investir até US$ 5 bilhões na fabricante de veículos elétricos (EV, em inglês) como parte de um projeto para compartilhar plataformas e software de EVs.
Essa parceria representa uma mudança significativa na estratégia da Volkswagen, que está buscando trazer expertise por meio de parcerias em áreas-chave para a eletrificação, abrangendo desde baterias até plataformas de EVs e software. Os investidores estão atentos aos desdobramentos dessa joint venture, que tem impacto direto nas ações da Volkswagen e no futuro da empresa no mercado de veículos elétricos.
Volkswagen: Estratégia da Cariad e Parcerias em Desenvolvimento de Software
A Volkswagen enfrenta desafios significativos em relação à sua subsidiária de software, a Cariad, que tem enfrentado atrasos e perdas consideráveis. Philippe Houchois, analista da Jefferies, expressou preocupações sobre o futuro da Cariad, afirmando que a empresa poderia se tornar irrelevante e eventualmente desaparecer. No entanto, ele reconheceu a mudança de estratégia da Volkswagen, destacando a abordagem mais pragmática e colaborativa sob a liderança de Oliver Blume.
A Volkswagen optou por centralizar a responsabilidade e os recursos para o desenvolvimento de um sistema operacional unificado em uma joint venture, incorporando a experiência da Cariad. Essa mudança estratégica visa acelerar o desenvolvimento de software da Volkswagen e reduzir custos. Além disso, a parceria com a Rivian promete trazer benefícios significativos para a empresa, conforme destacado pelo presidente-executivo da Cariad, Peter Bosch.
A colaboração com a Rivian não envolverá o desenvolvimento de modelos conjuntos, diferentemente do acordo com a Xpeng. Enquanto o software desenvolvido com a Xpeng é direcionado exclusivamente para o mercado chinês, a parceria com a Rivian tem um alcance mais amplo. Ainda que os detalhes finais não tenham sido definidos, a possibilidade de utilizar o software em diferentes regiões é uma perspectiva interessante para a Volkswagen.
Apesar das ações da Volkswagen terem recuado nos últimos anos, a parceria com a Rivian e a estratégia de desenvolvimento de software parecem promissoras. No entanto, alguns analistas expressaram preocupações em relação ao volume de investimento realizado pela Volkswagen. Enquanto a Stifel Research sugeriu que os investidores prefeririam que a Volkswagen vendesse ativos em vez de adquiri-los, Roger Atkins questionou a compatibilidade cultural entre a Volkswagen e a Rivian.
A busca por uma integração eficaz entre as abordagens de software ágil da Rivian e a estrutura tradicional da Volkswagen representa um desafio significativo. Ainda assim, a Volkswagen está determinada a enfrentar esses obstáculos e garantir o sucesso de suas iniciativas de desenvolvimento de software, visando fortalecer sua posição no mercado de veículos elétricos.
Fonte: © CNN Brasil
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