Reunião lançou guia de apoio técnico para fortalecer ensino fundamental brasileiro com diretrizes mais eficazes para transição nos anos finais.
O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizou um webinar para apresentar o primeiro de uma série de 10 guias de apoio técnico do Programa Escola das adolescentes, que serão lançados ao longo de 2024, visando atender às necessidades educacionais dos adolescentes.
No segundo momento do evento, foi discutida a importância de oferecer suporte durante as diversas fases da vida, especialmente no período da adolescência, a fim de garantir uma transição saudável para a vida adulta. O guia aborda questões fundamentais para a promoção do desenvolvimento integral dos adolescentes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Programa Escola das Adolescências: Fortalecendo a Transição dos Adolescentes
O encontro, que ocorreu nesta sexta-feira, 16 de agosto, foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e abordou a importância de garantir uma transição mais eficaz e acolhedora entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental, especialmente para os adolescentes.
Durante o evento, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressaltou a diversidade de experiências vivenciadas pelos adolescentes e a necessidade de ouvir suas vozes no processo educacional. Ela destacou a importância de reconhecer essas diversidades e elaborar diretrizes que considerem os diferentes contextos sociais do país, visando fortalecer esse segmento da juventude.
Os guias de apoio apresentados no encontro têm como foco oferecer subsídios e evidências para auxiliar na tomada de decisões sobre as matrículas nos anos finais do ensino fundamental, fortalecendo a colaboração entre os entes federados. Além disso, o programa visa reduzir as desigualdades educacionais e promover um diálogo eficaz com os adolescentes, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.
Participaram do evento o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseana Vasconcelos; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa; e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), entre outros.
O Programa Escola das Adolescências, criado pela Portaria nº 635/2024, é uma iniciativa do governo federal que oferece apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental. Com a colaboração de União, estados, Distrito Federal e municípios, o programa busca criar uma proposta educacional que atenda às diversas realidades da adolescência no Brasil, promovendo um ambiente acolhedor e melhorando a qualidade da educação para os adolescentes em fase de transição.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo