Construção da felicidade depende de fatores como saúde física e mental, relações sociais, uso dos metros quadrados do planeta e aprendizado contínuo em família, pequenos compartilhamentos e práticas diárias.
Dan Buettner dedicou 20 anos ao estudo de locais que abrigam uma alta concentração de centenários por metro quadrado, conhecidos como Zonas Azuis, que revelam segredos para viver uma vida longa e feliz. Sua pesquisa o tornou um renomado especialista em longevidade e felicidade genuína, o que ele compartilhou em seu livro ‘Zonas Azuis da Felicidade: Lições das pessoas mais felizes do planeta’, onde ele destaca a importância da felicidade para o bem-estar.
Os moradores dessas Zonas Azuis demonstram uma verdadeira felicidade, que não está alinhada com a famosa expressão ‘a felicidade é relativa’, mas sim com a ideia de que a felicidade é um estado de ser que pode ser alcançado de diversas maneiras. Além disso, essas comunidades estão associadas com uma melhor saúde, uma maior longevidade e um melhor desempenho cognitivo. O autor destaca que essas áreas inspiram e nos mostram como podemos reorganizar nossa vida para torná-la mais feliz, promovendo assim um bem-estar que ultrapassa as expectativas.
Conhecendo a Fórmula da Felicidade
Para escrever a obra, Buettner conversou com Dan Witters, diretor de pesquisa do Índice Nacional de Saúde e Bem-Estar da Gallup desde 2008, e descobriu que a felicidade genuína decorre de um conjunto de fatores interconectados que quase sempre aparecem em um único pacote. Além disso, existem alguns indicadores da verdadeira felicidade, de acordo com os especialistas.
Questões para Identificar a Felicidade
Se você puder responder ‘sim’ a todas essas perguntas, você é mais feliz do que pensa. 1. Você tem dinheiro suficiente para fazer o que deseja? A felicidade emocional depende do que fazemos para alcançar a felicidade, desde que tenhamos alguma segurança financeira. Investir melhor o dinheiro e reduzir pequenas despesas que muitas vezes não temos consciência nos torna mais felizes. 2. Você estabelece e atinge suas metas continuamente? Atingir metas nos faz felizes. Não é necessário que essas metas sejam grandes resoluções de vida, mas sim pequenos compromissos com nós mesmos, como conseguir ir à academia. Assumir um compromisso conosco e cumpri-lo nos faz sentir satisfeitos e mais felizes.3. Você aprende algo novo todos os dias? Com pouco esforço, podemos aprender algo novo todos os dias. O aprendizado não precisa ser algo complexo para nos tornar mais felizes. Pode ser algo tão pequeno quanto descobrir que existem 25 milhões de formigas para cada ser humano na Terra. 4. Você tem tempo para compartilhar com a família e os amigos? Considere o Estudo de Desenvolvimento de Adultos de Harvard e sua conclusão mais importante após mais de 85 anos de trabalho: as pessoas com melhores relacionamentos vivem mais, são mais felizes e saudáveis.
Importância da Saúde e Bem-Estar
Se tivermos tempo para compartilhar experiências com aqueles que mais amamos e, o mais importante, usarmos esse tempo para estar com eles, seremos mais felizes. Seguir uma dieta realmente saudável é um dos grandes pilares da longevidade e da felicidade. Além disso, a atividade física influencia a produtividade: as pessoas que seguem dietas pouco saudáveis têm 66% mais chances de serem improdutivas.
Conclusão sobre a Felicidade
A felicidade genuína é alcançável. Conhecendo a fórmula da felicidade e respondendo ‘sim’ a todas as questões, podemos nos tornar mais felizes. A felicidade depende de fatores interconectados e pode ser alcançada por meio do aprendizado, da segurança financeira, da realização de metas, da atividade física e da saúde.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo